Sobre nosso site

Essa página foi criada com o intuito dos quiterienses resgatar um pouco da história  dessa maravilhosa cidade. Traremos fotos da cidade, vídeos, notícias, relatos e muitas informações sobre a história de Santa Quitéria. Este site traz breve informações sobre a parte de Santa Quitéria como a cidade era, como foi e como nós queremos.

Sobre Santa Quitéria

No século XVIII os irmãos José Machado Freire e Miguel Machado Freire, conseguiram por sesmaria, seis léguas de terra as margens do rio Groairas, porém foi em 1760 que João Pinto de Mesquita que residia na Fazenda Jacurutu Velho, próximo de onde é hoje o Distrito de Malhada Grande, instalou uma fazenda para abrigar seu filho, João de Mesquita Pinto, recém casado. Esta fazenda, localizada às margens do Riacho Cascavel, foi a primeira fazenda da região e chamava-se Fazenda Cascavel. Em março de 1823 o povoado é elevado a freguesia, unida à capela de Santa Quitéria (vide Cap. Paroquial de Santa Quitéria). A comarca de Santa Quitéria foi criada em 1873, compreendendo os termos de Santa Quitéria e Tamboril, posteriormente tornaram-se independentes, sendo a de Santa Quitéria criada em 1884 e a de Tamboril em 1874. A comarca foi primeiramente Tamboril, depois transferida a sede para Santa Quitéria em 1879. Era comarca de primeira entrância.

Sobre Santa Quitéria (padroeira)

Segundo consta do hagiológio português, na história de Braga, Quitéria foi uma das nove filhas nascidas de pato único de Cálsia Lúcia, mulher de Lúcio Caio Otílio, governador de Portugal e Galiza, sob o Império Romano no II século da nossa era. Quitéria nasceu no ano de 120, em Braga, na região do Minho em Portugal por ocasião em que seu pai acompanhava o imperador romano Adriano em viagem peã península ibérica. Naquela época predominavam as supertições, a ponto de represália do marido, homem de procedimento muito rígido, instruiu a parteira de nome Cilia que matasse as nove crianças. Movida pelos sentimentos cristãos de piedade e amor ao próximo, Cilia desobedeceu a patroa entregando as meninas ao arcebispo de Braga, Santo Ovídio que, batizando-as encomendou os seus cuidados e educação a diversas famílias cristãs, tudo sob, tudo sob suas expensas. Anos mais tarde, tomando conhecimento da existência de suas filhas e estados comprometidos com um cortesão de nome Germano, desejou que a filha Quitéria com ele se cassasse. Ante a recusa da filha, Otílio condenou-a à morte cuja execução foi perpretada pelo próprio Germano no dia 22 de maio do ano de 135. Quitéria estava com 15 anos de idade. Conta-se que os soldados que a prenderam ficaram cegos. Diz ainda a tradição que após ter a cabeça decepada, Quitéria tomou em suas mãos e caminhou até a cidade vizinha onde caiu e foi sepultada. Nesse dia 22 de maio, o Município homenageia Santa Quitéria com festejos já muitos tradicionais.

 

Nossos Usuários

Nessa seção você pode descrever os usuários típicos e o porquê de esse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes assim eles irão retornar ao seu site.

História do Projeto

Nessa seção você pode descrever a história do projeto e explicar as razões de sua criação. É conveniente mencionar os marcos importantes e as pessoas de honra que participam.